• Atendimento online
  • 0800 703 4445
  • contato@tintashipercor.com.br

Confira as perguntas mais frequentes.

- Pintura

Como calcular a quantidade certa de tinta?

Para fazer o cálculo da quantidade correta de tinta para a sua pintura, utilize a calculadora de tintas de nosso site. Para isso, tenha em mãos as medidas do ambiente a ser pintado.

Que pincel devo utilizar para pintar?

Quando se decide realizar algum tipo pintura, é preciso ficar atento em qual pincel irá utilizar. Um bom pincel, ou trincha como também é conhecido, possui efeito direto na qualidade do acabamento e na facilidade com a qual a tinta é controlada e aplicada. Então nos resta dar algumas dicas que serão bastante eficazes no seu trabalho. Os requisitos básicos para escolher um pincel de qualidade são: ter pelos macios e espessos, ter a ponta bem fixada ao cabo e não perder demasiados pelos. Os pinceis de melhor qualidade tem pelos naturais e compridos, podendo ser encontrados de diversos tamanhos e cores. Cerdas escuras são indicados para aplicação de tintas à base de solvente como os esmaltes, tintas óleo e vernizes. Cerdas grisalhas são indicadas para aplicação de tintas à base de água. Os pinceis com a extremidade arredondada servem para alcançar pontos mais difíceis, tais como canto de paredes e dos caixilhos das janelas. Os pinceis de cabos de arame são úteis para pintar superfícies de acesso difícil. Na dúvida, escolha preferencialmente pinceis com pelos arredondados na ponta. Um grande truque ao utilizar um pincel pela primeira vez é mergulhá-lo cerca de oito horas em óleo de linhaça, ou em alternativa, em água para consolidar a fixação dos pelos. De seguida, lave-o com água e sabão.

- Problemas de pintura

Descascamento em alvenaria?

Para descascamento em alvenaria, raspe as partes soltas, aplique Fundo Preparador de Parede e repinte.

Eflorescência?

Manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Ocorrem em tintas que foram aplicadas sobre reboco úmido. São causadas pela liberação de água sob forma de vapor, que arrasta materiais alcalinos (hidróxiso de cálcio) do interior até a superfície, onde se deposita, causando a mancha. Para corrigi-la elimine a existência de infiltrações, aguarde a secagem e a cura da superfície, raspe-a e aplique uma demão de Fundo Preparador de Parede.

Como eliminar o mofo da parede?

Mofou a parede? Lave a superfície contaminada com esponja emergida em solução de água sanitária diluída 1:2 em água potável.

Saponificação?

A saponificação é um problema de pintura que pode ser identificado através do surgimento de manchas na superfície (quando for látex PVA) e quando for esmalte começa a apresentar aspecto pegajoso. Nos esmaltes, a saponificação provoca o retardamento da secagem e, na tinta acrílica, freqüentemente causa descascamento ou destruição da tinta. Para evitar a saponificação (e a maioria dos problemas que podem ocorrer na pintura) é importante consultar um profissional para analisar a superfície. Antes de pintar o reboco, por exemplo, é necessário aguardar até que o mesmo esteja seco e curado, o que demora cerca de 28 dias. Mas se o problema já apareceu na sua pintura fique tranquilo, é possível corrigir: raspe ou lixe a superfície e faça a repintura - quando for em esmalte. Já quando for tinta acrílica é necessário raspar a superfície, nivelar com massa (se necessário), aplicar uma demão de Fundo Preparador de Parede previamente diluída com água (conforme indicações da embalagem) e finalizar com nova pintura.

Como evitar e eliminar bolhas na pintura?

O surgimento de Bolhas pode acontecer quando se faz o uso de massa corrida em ambientes externos tornando propícia a absorção de umidade. Ela é mais comum em repinturas sobre paredes que não se tenha extraído toda a poeira, ou reaplicar uma tinta sobre uma outra de má qualidade sem as devidas preparações de paredes. Para corrigir essa anomalia em aplicações externas com Massa Corrida, deve ser feitas a total e completa remoção por raspagem, aplicando sobre a superfície um Fundo Preparador de Parede e após a secagem ser feito uma nova aplicação com Massa Acrílica e repintura. Para paredes empoeiradas é necessário remover a tinta , realizar a limpeza da superfície e repintar. Em tinta aplicada sobre outra de má qualidade, deve-se remover toda a tinta e realizar o sistema correto de pintura.

- Downloads

Imagens dos produtos e marca?

Como obter FISPQ ou Fichas Técnicas dos produtos?

Atestado de Qualificação PSQ Abrafati?